Roteiros Ecoturísticos das Unidades de
Conservação do Estado do Amapá

Projetos


Sobre o Projeto

As Unidades de Conservação são criadas conforme a Lei nº9985/2000 (SNUC), no Estado do Amapá existem 19 unidades de conservação, totalizando 8.798.040,31ha (hectares), 12 das quais federais, 2 municipais e 5 (cinco) sob gestão do Governo do Estado do Amapá, das estaduais, apenas 3 (três) possibilitam atividades de Ecoturismo, que são:

  • Área de Proteção Ambiental do Rio Curiaú;
  • Área de Proteção Ambiental da Fazendinha;
  • Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapurú;

O ecoturismo é uma atividade estruturada nos moldes da sustentabilidade, por isso, baseia-se na conservação, bem como na sensibilização para a conscientização, através de projetos e atividades de educação ambiental, na busca do desenvolvimento local mais sustentável.

O Projeto “Roteiros Ecoturísticos das Unidades de Conservação do Estado do Amapá” propõe a visitação nas unidades de conservação, oferecendo diversas atividade e vantagens, tais como: educação ambiental, lazer em contato com a natureza, geração de receitas para a UC, geração de renda para a população do entorno, com controle do impacto local, conforme Normas Gerais do plano de uso público nas Unidades de Conservação.

Nas Unidades de Conservação acima citadas, contempladas por este projeto, existem uma diversidade de atrativos ecoturísticos que atendem os mais variados gostos e públicos, adicionando-se à sua beleza natural, aspectos culturais de identidade local.

Para aqueles que curtem se aventurar são oferecidas atividades tais como Stand Up Paddle, passeios de canoa, boia cross, cicloturismo, entre outras. Para os amantes da natureza não poderia faltar os passeios de trilhas.

As Unidades de Conservação oferecem rica fauna e flora que podem ser admiradas ao longo de todas essas atividades com variado ecossistema, e oportuniza aos moradores/visitantes à contemplar e adotar estes locais para quem para quem quer relaxar ou se divertir em meio a lindas paisagens.

Por medidas de proteção ambiental, as visitas às atrações naturais têm limites diários de visitação. Por isso, agende seus passeios com antecedência.